Podcasts corporativos são também conversacionais. Você pode obter aquele tipo de tom autêntico, através de uma narrativa animada e envolvente. Um podcast corporativo tem que servir, como qualquer canal, a um propósito estratégico de negócios. Basta olhar na totalidade dos seus canais de comunicação interna e os tipos de conteúdo, e determinar o que está agregando mais valor? Qual o papel de cada canal e como o podcast se encaixa nele? O podcast é apenas complementar? Está repetindo o que já está acontecendo ou está fazendo algo que só o “podcasting” pode fazer?
O podcast funciona em qualquer situação, mas especialmente para comunicação interna, quando você está alinhando o objetivo central do podcast, com um objetivo principal do negócio.
Além disso você precisa se perguntar: bem, o que nossos colaboradores realmente precisam ou querem saber, o que eles estão procurando em um podcast ou em qualquer comunicação? O que é que podemos fornecer a eles, que realmente vai levá-los a ouvir, a ter tempo para ouvir? Mas não é apenas o que eles precisam saber em geral, porque isso pode significar literalmente qualquer coisa ou tudo, mas muito especificamente, o que seu público-alvo precisa saber para alcançar o que deseja no trabalho, que irá ajudá-lo a conseguir uma avaliação incrível e conseguir um bônus, ou conseguir um aumento ou quaisquer que sejam seus objetivos. O que eles estão procurando em termos de informação, conhecimento, compartilhamento das melhores práticas que vão levá-los até lá? E como você pode fornecer isso no podcast?
Isso vai em direção à psicologia humana básica, onde as pessoas vão dedicar seu tempo com coisas que importam para elas e que vão beneficiá-las de alguma forma concreta. Elas não vão ouvir o podcast só porque você publicou. Tudo o que os seus colaboradores vão se importar, como em qualquer comunicação interna, é: eu realmente preciso saber disso?
Uma dica importante para o sucesso de um podcast corporativo é a parceria com os gestores da empresa. Trazer gerentes, especificamente as pessoas que estão liderando o público da sua comunicação interna, cedo e frequentemente nos estágios de planejamento do podcast, para obter suas opiniões sobre o que está acontecendo, garantirá que este podcast não seja apenas bom de se ter, mas uma necessidade de se ter. Isso é crucial e, no final das contas, se for necessário, você terá muito mais engajamento.
Um outro ponto crucial para o sucesso de um podcast corporativo é a produção do podcast, todos os detalhes necessários para realmente criar um conteúdo de qualidade. Todo o processo de produção se divide em cinco partes distintas: a pré-produção, produção, distribuição, promoção e aferição dos resultados.
Pré-produção significa tudo o que acontece até você gravar, como escolher temas, formato, pré-roteiro, apresentador, convidados e depois agendar as entrevistas.
O próximo passo é fazer a gravação de forma remota ou em estúdio. E é nessa fase que muitas vezes ouvimos das empresas: “Não somos uma empresa de mídia. Não precisamos soar como os melhores podcasts por aí”, porém seu podcast competirá com todos os podcasts por “aí”. Seu público está ouvindo podcasts para se divertir e informar, e se a sua produção estiver pobre em termos de qualidade, as pessoas simplesmente não o levarão tão a sério. E não será tão envolvente para ouvir. Focar na qualidade de produção e gravação realmente importa.
Sobre o lançamento do podcast, será preciso, é claro, educar seu público sobre como acessá-lo, seja através dos aplicativos como Spotify, Apple, Amazon, entre outros ou de modo privado, através de um player na sua intranet ou via aplicativo. Muito importante que o lançamento do podcast envolva a liderança da empresa o máximo possível. Isso pode até significar ter o primeiro episódio, o episódio de boas-vindas ao podcast, apresentado por um líder da empresa, alguém com carisma, com reconhecimento e admiração pelos seus colaboradores. A liderança da empresa precisa estar envolvida, especialmente para o lançamento. E claro, usar todos os seus canais internos para divulgar o podcast.
Porém, uma vez lançado o programa, o trabalho de divulgação não está concluído. Está apenas começando. Você tem que manter constantemente o podcast na memória das pessoas e lembrá-las de que há coisas valiosas ali. Usar todos os canais internos e aproveitar os convidados do podcast também será algo realmente importante, porque não haverá ninguém mais empolgado para promover o podcast, do que as pessoas que participaram no programa. Eles vão querer, no mínimo, que seu grupo imediato de colegas ouça. Tipo: “ei, pessoal, você tem que ouvir o próximo episódio. Eu estou trabalhando nisso. Tivemos uma entrevista incrível sobre ….(o que quer que fosse).” Mas, não espere apenas que os convidados façam isso, equipe-os para fazer isso. Dê recursos a eles para compartilhar. Isso pode significar que você tenha que enviar pequenos trechos de áudio de 10 segundos, para que eles possam enviar por e-mail às pessoas. Você também ode transcrever o podcast e retirar algumas citações para as pessoas compartilharem em qualquer canal interno da empresa. Uma reunião semanal. Um gerente tem uma reunião semanal ou qualquer que seja a dinâmica com sua equipe. Dessa forma, você tem um público interno de pessoas que estão essencialmente sendo informadas por seus gestores: “ouça este podcast”.
E por fim, como saber se o podcast está funcionando? Entender quantas pessoas estão ouvindo, como estão ouvindo e quanto tempo elas estão ouvindo determinados episódios, é uma maneira de medir o sucesso e saber se o programa está funcionando ou não. Se as pessoas estão engajadas e o que você pode fazer para continuar melhorando o podcast, porque em última análise, isso deve ser um objetivo.
Uma última coisa. E isso está em linha sobre o sucesso do projeto, porque no final do dia, se você faz parte da equipe interna responsável pelo podcast, você será julgado por ele. E se o podcast continua ou não vai depender de como você valorizará o que realmente importa. Então, por um lado, ter um propósito bem definido será fundamental para a longevidade da sua estratégia de conteúdo em áudio, e por outro não ficar muito obcecado com números de download, especialmente logo após o lançamento do projeto. A audiência de um podcast é construída com o tempo e para isso você precisa ganhar a sua confiança e aprender o que realmente a deixa envolvida. Com o tempo, e se você estiver fazendo todas as coisas certas, seu público crescerá. E, a propósito, você também deve ter uma noção do que é realista. Você não terá 100% de adesão ao podcast. Você não terá 100% do seu público ouvindo, mas qual porcentagem é razoável? 25%, 30%, 50%, qual é a meta que vocês vão lutar trimestre após trimestre?